Categorias
Psicanálise

Exercícios para autoconhecimento

Um, dois, três, quatro! Vamos lá! Malhando!

Péra! Não é desse tipo de exercício que estou falando, mas bem que ele também serve para autoconhecimento, do corpo, e conhecer o corpo é muito importante! Só que aqui nossa especialidade é trazer luz aos aspectos sombra da sua mente e da sua alma, logo os exercícios são justamente para isso.

Como nós estamos sempre conectados em ajudar os clientes pessoalmente, e cada um tem um problema ou uma busca particular, às vezes fica difícil dar alguma dica genérica. Por isso, pode ser que esse texto te ajude em partes. Como assim?

Cada um de nós tem aspectos de luz e sombras diferentes. Logo, o que serve para um de nós, pode não servir para outros, por isso vou listar alguns exercícios que você pode fazer, caso não sejam suficientes, conversa conosco para pensarmos em algo exclusivo:

  1. Se olhe no espelho, e se pergunte quem você é!
    • Nesse quesito é muito importante que você pratique se olhar e dialogar consigo mesmo. Olho no olho. Nesse vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2NGiLabTxX4 no meu canal pessoal do Youtube, eu falo um pouco sobre se olhar, e sobre a importância do olhar.
  2. Exercício do Gosto / Não Gosto
    • Eleja uma situação, e liste o que você gosta e o que você não gosta dela. Faça isso, e tente ter ao menos 5 pontos ou mais em cada uma. Coisas óbvias valem, ok? Depois, se faça a pergunta “O que há dentro de mim que me faz gostar/não gostar disso?”. Anote todas as respostas, escrever permite um olhar externo para si mesmo.
  3. Liste suas habilidades.
    • Nem todo mundo sabe do que é capaz, liste suas habilidades de trabalho, de relacionamento e seja sincera(o) colocando quando possível uma nota do quanto você domina aquilo. Pode ainda, colocar suas inabilidades, aquilo que você não sabe ou não domina, e ao lado o quanto isso te prejudica no dia a dia em forma de escala.
  4. Pinte mandalas
    • Pintar ajuda a relaxar, mas enquanto você pinta, pense sobre você, sobre sua vida. Ao final, pense sobre a construção, a escolha das cores, como elas te representam e o que elas significam. Aqui tem uma seleção de mandalas para você fazer download e imprimir.

Gostou das dicas de exercícios? É só começar! Depois desses tem ainda milhares de possibilidades. Nos vemos no próximo texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *