Categorias
Empreender Espiritualizado Energia

Equipe espiritualizada x Equipe Espiritualista

Ainda me lembro claramente daquela música “Qual a diferença entre o charme e o funk…”. Confesso que até ir no Google pesquisar e entender o que realmente era, cantava porque a letra era assim. O mesmo acontece com essas duas palavras espirtualista e espiritualizado. São coisas diferente.

Uma pessoa espiritualista tem práticas espirituais, logo pode ter aspectos místicos e herméticos em seu dia a dia, como rituais e celebrações, até mesmo simpatias. Já uma pessoa espiritualizada é aquela que vive o presente, e está em sinergia com o ambiente em que está inserida. Me considero as duas coisas, só que quando olho para as minhas iniciativas empreendedoras, preciso de pessoas do segundo tipo: as espiritualizadas.

Desenvolver uma equipe que tenha empatia, saiba trabalhar no tempo presente, e principalmente saiba dialogar sem afetação é essencial. Já a religiosidade de cada um é um elemento secundário e diz respeito a cada indivíduo.

Tanto é que em alguns cursos que ministro para a construção desse tipo de equipe há sempre pessoas de expressões religiosas diferentes. Algumas por ter ideias pré-concebidas e erradas do que é espiritualidade vão com um pé atrás para o começo da capacitação, mas logo entendem o que estamos querendo construir e se entregam ao processo. Por isso, é preciso entender que tipo de equipe você está em busca! E cuidar com as suas falas e tentativas de criar processos espiritualizados, para não realizar rituais espiritualistas ou religiosos.

É um começo para a reflexão, né? Esse assunto é extenso, e hoje já existem diversas pessoas empenhadas em construir espiritualidade nas organizações. Há livros, teorias e metodologias para isso. Então se esse assunto te interessa, vamos conversar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *