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Construa seu manifesto

“Um manifesto é um documento em que uma pessoa, governo ou organização descreve suas políticas, motivações, missão e valores. Este documento visa indagar em que se acredita e responde a essa pergunta”

Um manifesto, antes de mais nada é um estilo de texto. Ele deve ter paixão, sinceridade e demonstrar o propósito da empresa. Esses elementos são essenciais. Para que você possa redigir da melhor forma possível, fizemos uma breve pesquisa em alguns sites para trazer para você algumas dicas, no final deste artigo você encontra a lista de sites consultados.

1. Seja sedutor e atrativo

A primeira inteção do manifesto é levar aquele que lê a uma mudança de atitude. E normalmente essa mudança de atitude passa por uma boa percepção de quem é o emissor dessa mensagem. Por isso, chame a atenção do leitor para que ele faça aquilo que você deseja.

“Para cumprir com esse objetivo, você precisará usar a empatia. Coloque-se no lugar da sua persona e imagine como ela se sente com o problema que precisa resolver.

Um exemplo prático, seria usar frases do tipo “você não odeia quando…” ou, até mesmo, aplicar uma abordagem engraçada ou uma analogia bem inusitada.”

2. o porquê do texto deve ser apresentado

Agora que você já chamou a atenção da sua persona, você precisa explicar de forma objetiva e clara o motivo pelo qual o texto ou a sua empresa existem. Em outras palavras, esse é o momento de falar qual o problema que vocês podem resolver e porque é tão importante tomar uma atitude a respeito dele.

3. Como você soluciona a vida do cliente?

Agora que o leitor se identificou com o problema que foi apresentado, é chegado o momento de ele saber como a sua empresa ou aquele conteúdo pode ajudá-lo.

Essa tarefa também deve ser feita de maneira objetiva e clara, no entanto, vale dizer que o manifesto não é o momento de dar a “receita do bolo”, e sim, de criar expectativas no leitor.

Isso significa que você deve apresentar as razões pelas quais a pessoa deve continuar lendo o seu texto ou entrar em contato com a empresa.

Elementos chave

Um manifesto pode ser uma declaração de página única ou uma “bíblia” longa e planejada, mas precisa ter alguns elementos básicos:

Impacto – Esta é a chamada à ação, para você, seus funcionários e seus consumidores. O que você deseja ativar / inspirar / alterar / criar?

Paixão – Este é o principal diferencial do manifesto (comparado com o guia da marca). Agite as emoções e abra-se. Seja vulnerável, seja autêntico. Se há algo sobre a missão ou metas de sua empresa que fazem seu coração disparar, coloque-a aqui.

Essência – O que você acredita? Por que você está saindo da cama todos os dias para fazer isso? O que realmente te leva?

Conexão – Um bom manifesto de marca irá inspirar e criar excitação e conexão, resultando em um fácil evangelismo de marca. Os funcionários venderão entusiasticamente e os consumidores comprarão com entusiasmo.

Faça com que pareça incrível

Transforme-o em um pôster projetado para o escritório, um folheto brilhante ou um belo livro de capa dura. Basta dar um pouco de amor ao design – ele representa o coração do seu negócio, por isso deve ser considerado e receber atenção especial.

Coloque em ação

O manifesto da marca é mais do que um exercício de marca fofa – pode se traduzir em estratégia de marketing rígida em torno de seu serviço ou produto. A emoção e as mensagens podem ser ajustadas para o público-alvo e aplicadas a materiais de marketing que criarão fortes conexões de marca. Já vimos muito isso com marcas como Nike, Levi’s e Apple.

Fontes para este texto:

https://www.estudioroxo.com.br/agencia-branding/a-beleza-do-manifesto-da-marca/
http://www.onflag.com.br/dicas/como-escrever-o-manifesto-da-sua-empresa
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/manifesto.htm
https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Manifesto

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