Categorias
Energia Psicanálise

Ainda há tempo de ser feliz?

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

Chico Xavier ou Francisco do Espirito Santo, agora a internet decidiu brigar pela autoria dessa frase.

Independente de citação, filosofia de bar ou conselho, você pode ser feliz a qualquer momento. Nossa mente multidimensional é capaz de abrigar sentimentos distintos e conflitantes ao mesmo tempo, porque ela não seria capaz de voltar a ser feliz ou aprender a ser depois de um tempo de tristeza ou sofrimento?

Tudo depende das nossas atitudes de resistência. Quando criamos resistência a determinados contextos e assuntos, passamos a reforçar aqueles outros caminhos. Logo, se estamos sofrendo e resistimos a nossa própria voz interna que nos diz “passou”, “sorria” com auto-punição ou a sensação de que temos culpa ou que devemos receber méritos para sermos feliz, e que esses méritos passam pela destruição diária de quem somos, demoramos muito mais tempo para nos recompor.

E é esse tempo que precisávamos para curar nossa mente e nos re-estabelecer. Perguntas como “por que comigo?”, “por que Deus quis que fosse assim?” não nos levam a lugar algum e só geram resistência. E não é nem agradável de conviver com alguém em resistência. As pessoas nesse modelo mental precisam de atenção e carinho, mas a demandam de uma forma que gera o afastamento, e esse afastamento reforça ainda mais seu sentido interno de “mártir” e daí forma-se um ciclo vicioso. Então o que fazer?

A primeira coisa é dizer a si mesmo “apesar de tudo, eu vivo, eu respiro, logo ainda posso ser feliz”. Lembre-se que você é o “de hoje em diante” e não o de ontem, nem o da semana passada, com essas versões suas você não poderá lidar. E o seu único eu que pode ser feliz é o de hoje e o de amanhã, mas principalmente o de hoje!

Pratique a filosofia do “UM DIA DE CADA VEZ” e comece aos poucos a ser feliz. Altas doses de felicidade podem ser viciantes, por isso cuidado! Essa última frase é brincadeira, ser feliz não machuca ninguém, só os rancorosos e os espíritos obsessores que querem continuar sugando sua energia e se alimentando do seu sofrimento.

Por isso lembre-se, “SIM, sempre há tempo para ser feliz.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *